Filosofia para Crianças

Acompanhe-nos também no Facebook e subscreva o nosso canal no Youtube

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Animais de Estimação, Nós?!


Hoje, Dia Internacional da Biodiversidade, todos os participantes da comunidade de investigação do 2º ano sabiam pelo menos um animal que está em perigo de extinção: o lince ibérico, o panda, o koala, algumas águias, o chimpanzé, a baleia-azul...




Percebemos que muitos destes animais recolhem um grande carinho e apreço por parte dos alunos, por estarem em perigo, e mesmo por gostarem de alguma das suas características. É o caso do T., que adora o lince ibérico, do D. que adora macacos e da S. que adoraria ter uma baleia como animal de estimação.

Animais de estimação que tenho ou já tive e animais de estimação que gostava de ter.



O episódio «Animais de Estimação» de A Grande Descoberta permitiu-nos passar por vários pontos importantes ao longo destes 60'. As diferenças e semelhanças entre animais e animais humanos, e a analogia entre nós (filhos) e os  animais de estimação que temos: afinal cuidamo-los, protegemo-los, tal como os pais cuidam e protegem os filhos.

A Grande Descoberta - Animais de Estimação

Mas foi sobretudo a pergunta final «Se houvesse outra coisa que fizesse tudo o que os animais humanos fazem, mas ainda melhor, fariam de nós animais de estimação?» que nos trouxe o auge da sessão.

Com um expressão tão carregada quão convicta o D. afirmou: «-Eu não gostava!» 
Alguns elementos reagiram, por oposição, dizendo que gostariam porque «nós tratamos bem os animais de estimação.»
Mas a A. bem e depressa notou: «-Mas nem todas as pessoas tratam bem os animais...»

Eu insisti: imaginando que todas as pessoas tratam bem os animais, qual seria o problema de nós sermos um animal de estimação?

D. «-Há uma diferença muito grande - D. sublina a expressão - entre os animais e os humanos. Nós temos pele, olhos, boca e os animais também. Mas nós somos diferentes no coração. 
Por exemplo, se eu decidir vou fazer um brinco, posso ir. Mas o animal não. Podemos por-lhe um brinco mas não foi ele que decidiu.» 

D., 8 anos: «Gostava de ter mas não gostava de ser um animal de estimação.»



Muito obrigada pela sessão!!
LSilva


Sem comentários:

Enviar um comentário