Filosofia para Crianças

Acompanhe-nos também no Facebook e subscreva o nosso canal no Youtube

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Realidade ou Ilusão?

Apesar do grupo do 2º A pensar que o cinema existe desde o ano de 1990, 1907, 2005, 2004 ou 2011, ficou a saber que existe desde 1895.

Aproveitamos a ajuda do D. para fazer uma conta simples: Qual a idade do cinema?
«-Então, põe-se 5 e fica 1900. Depois põe-se 100 e fica 2000 e depois 14 e já estamos em 2014. Então o cinema tem 5+100+14 anos. Tem 119 anos, professora!»

Criaram-se ilusões. Mas ilusões a sério! Taumatrópios, brinquedos óticos capazes de criar a ilusão de uma só imagem a partir de duas que se completam. A ilusão é criada pela velocidade com que giramos o papel sobre si mesmo. (Apesar do nome um pouco complicado, o grupo reconheceu o mesmo princípio de funcionamento nos flipbooks, em pequenos brindes ou prendas que receberam.)



 Os taumatrópios do D., com um macaco e uma banana e um pássaro numa gaiola.

 Os taumatrópios da S. com um leão na jaula e um pássaro num galho.




O Taumatrópio da A., uma menina e um ursinho de peluche.

(Tivemos alguns percalços, pois verificamos que as imagens têm que ser coladas (frente e verso) de modo invertido. Como só nos apercebemos no fim, tivemos alguns pássaros que não ficaram pousados no galho... Mas agora já sabemos e para pôr a funcionar estes brinquedos do pré-cinema, acabadinhos de fazer, é simples: conta-se uma história onde o macaco não apanha a banana e o pássaro fica pousado no céu azul!)


Na sessão seguinte, investigamos o que é real ou não e percebemos que a ilusão, apesar de nos levar a pensar em algo diferente do que é, acontece mesmo!


Obrigada a todos pela sessão onde a colaboração e o empenho foram ótimos!!
LSilva

Sem comentários:

Enviar um comentário