Filosofia para Crianças

Acompanhe-nos também no Facebook e subscreva o nosso canal no Youtube

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Os seus ossos e músculos podem definir quem é?

O exercício de hoje na sessão de Filosofia para Crianças do 4º A começou com uma simples pergunta: o que me define?
 
Depois de esclarecido o termo define como dizer o que algo ou alguém é, num máximo de seis linhas cada um respondeu à pergunta. Seguiu-se a leitura dos diferentes textos e o reconhecimento pelos vários elementos do grupo.
 
«Sou importante para os meus pais e simpática para a minha irmã.
Gosto muito da minha família e ela gosta de mim. Sou afortunada das coisas que tenho.
Tenho notas boas e assim a minha família está muito feliz.»
- A simpatia para com a irmã fez excluir o José e concluir que se tratava da Lígia.
 
«Eu chamo-me José, tenho 8 anos, sou do sexo masculino, sou alegre, esperto, brincalhão, importante, generoso e estudioso.
Adoro brincar no computador, tablet e telemóvel e o meu melhor amigo é o Gonçalo.»
- Mesmo omitindo os nomes na minha leitura, o grupo identificou o José porque está sempre a dizer a toda a gente quem é o seu melhor amigo.
 
«Eu sou um ser humano, como ossos, sangue, oxigénio, tenho músculos, ossos, pele etc... Tenho 5 sentidos: olfacto, paladar, visão, audição e tenho ossos: occipital, frontal, nasal, maxilar, costelas, esterno, vértebras, úmero, radio, carpo, falange, fémur, parietal, perónio, tíbia, metacarpo. E músculos: esternocleidomastoideo, trapézio, bícepes, abdominais, reto e gémeo.»
- Li apenas a primeira frase e bastou para que fosse interrompida: "só pode ser o Daniel! Ele é LOUCO por estudo do meio!!!" Foi de longe um momento alto da sessão - afinal o Daniel não se define por ser alguém com ossos, pele, músculos, sangue etc. etc. etc. (em princípio, como todos naquela sala, naquela escola, no mundo) mas pelo seu gosto especial por estes assuntos!
 
«Eu sou um humano e não um alien, tenho 9 anos e sou inteligente, sou um pré-adolescente.»
Sou um pré-adolescente, sou um pré-adolescentes sou um pré-adolescente: o Paulo está seeeemmmpre a dizer isso. Interrompe a professora e tudo!
 
«Sou simpático, brincalhão, bom guarda-redes, inteligente, tenho boas notas, sou amigo de todos. Às vezes sou triste outras zangado, nervoso, etc. Gosto de ser quem sou, mesmo que não me admirem, não me importo desde que eu próprio e a minha família gostem de mim eu sou feliz e não me importo das opiniões sobre mim dos outros.»
- uma vez que li todos os textos no masculino, este poderia ser o José ou a Joana: ambos são bons guarda-redes. Porém a Joana e o Rui estão sempre a dizer que não se importam como  que os outros dizem. De facto, era o Rui.
 
«Tenho 9 anos, sou calada, mas quando estou bem sou uma gralha. É fácil me fazerem rir. Sou divertida.»
- Também li pouco desta descrição. Ao dizer de si própria que era calada a Joana foi identificada de imediato. A Joana não ficou surpreendida que os outros a identificassem com tamanha rapidez.
 
«Por dentro sou resmungona, teimosa, simpática, esperta, orgulhosa e alegre.»
- A Linda tendo ficado para última leitura, foi facilmente identificada, mas os colegas concordaram com a sua descrição!
 
Uma parte não menos divertida foi o carimbo da impressão digital com fita-cola: somos únicos, apesar de todos sermos ser alguém com ossos, pele, músculos, sangue, occipital, frontal, nasal, maxilar, costelas, esterno, vértebras, úmero, radio, carpo, falange, fémur, parietal etc, etc, etc...

 
Obrigada a todos pela excelente momento de trabalho e diversão!
LSilva
 

Sem comentários:

Enviar um comentário