Filosofia para Crianças

Acompanhe-nos também no Facebook e subscreva o nosso canal no Youtube

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Uma Aldeia EXQUISita

O 2º A fez na passada segunda-feira uma oferta especial à sua Biblioteca. Um livro escrito, ilustrado e construído pelo grupo de Filosofia para Crianças. A obra colectiva em forma de harmónio nasceu a partir da metodologia do Cadáver Esquisito e resultou no seguinte texto:
 
"De qualquer lado surgiam smurfs. Bebiam água e atiravam bolas de neve. O bico pulava com a águia: era a sua natureza. A Sara tinha uma coroa, ou melhor duas! Uma delas caiu numa bola.
A varinha estava na sua vez até se aproximarem os esquilos e a formiga com um selo às estrelinhas.
É Inverno?
O Brincalhão bebé tem comida até ao Verão. Até que rouba e chega a cair mesmo ao lado da gatinha Sissi. Incapazes de se porem de pé.
É Outono?
A neve do dono tem alimentos com alarme. A aldeia tem natureza com laço."
 
Foi um trabalho de colaboração total entre os elementos do grupo e depois de surgirem várias hipóteses para título da obra foram apresentadas as razões para escolher um e não outro.
O grupo não conseguiu chegar a consenso e a forma encontrada para a decisão foi a votação.
A Aldeia dos Smurfs foi o título que reuniu maioria dos votos (talvez porque o seu autor tivesse anteriormente explicado a origem de tal ideia - "junta a primeira com a última frase da história.")
 
O desapontamento manifesto  em tristeza e algumas lágrimas por um dos elementos do grupo face a ninguém ter votado na sua hipótese levou o grupo a uma reflexão:
 
Devo não escolher uma excelente ideia, só porque não é minha? Ou, na sua formulação inversa, Devo escolher uma ideia só porque ela é minha?
"- Claro que não! Assim perderíamos uma boa ideia!"
 
Ficam as fotos abaixo.


 


 


 
 
Grata pelo empenho e colaboração de todos!
LSilva
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário