Filosofia para Crianças

Acompanhe-nos também no Facebook e subscreva o nosso canal no Youtube

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Ser vaidoso é...

«...
- Podemos ser amigos de nós próprios?
- Eu não! Eu não sou amigo de mim mesmo.
- Porquê?
- Porque quem é amigo de si mesmo é vaidoso. E quem é vaidoso perde os amigos. Eu só fui uma vez: estava a fazer um penteado. Mas a minha mãe disse-me "Ahah! Que é isso, estás todo vaidoso?!" e a partir daí só me penteio - com uma crista ou isso - quando tenho futebol para ficar parecido com o Cristiano Ronaldo.» João, 7 anos
Esta intervenção, já no final de uma sessão com o 2º ano, tornou-se epígrafe de alguns dos encontros seguintes, também com o 4º ano.
Tentámos a definição de vaidade e analisámos as diferentes respostas. A comunidade de investigação foi concluindo várias ideias ao mesmo tempo que apontava semelhanças entre as definições e corrigia algumas delas.
Uma das primeiras evidências a surgir foi que ser sexy, ser bonito e ter um cabelo espetacular são características pessoais que não implicam ser vaidoso.
A origem da vaidade não é o dinheiro: é possível usar sempre vestidos e joias caríssimos, ter Lamborghinis, dentes de ouro,  dinheiro, etc, etc, etc e não ser vaidoso. É possível ser pobre e ser vaidoso. Mas é mais provável que os ricos sejam mais vaidosos.
Há ações que são de pessoas vaidosas mas outras não. É o caso de pentear-se, escolher a camisola que mais gostamos ou arranjar-se para ir para a escola. Porém, se nos penteamos cheios de gel e demoramos tanto tempo que até chegamos atrasados à escola, já somos vaidosos.
Restaram algumas expressões & uma resposta antes do toque de saída: gabar-se muito, achando-se a melhor e ser convencido & ninguém gostaria de ter amigos vaidosos.
Ficam algumas fotografias para acompanhar o texto.




Grata pelo V/ empenho,
LSilva

Sem comentários:

Enviar um comentário