Filosofia para Crianças

Acompanhe-nos também no Facebook e subscreva o nosso canal no Youtube

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Uma Nova Comunidade de Investigação

Hoje o grupo do 4º ano abriu portas ao grupo do 3º ano.
Pareceu-nos adequado alterar a planta da sala por precisarmos de uma plataforma comum para a sessão: montámos um mesão à volta do qual se sentaram vinte meninos e meninas!

O 4º ano ciceroneou de uma forma excelente o novo grupo explicando-lhes o que se faz numa sessão de Filosofia para Crianças; com que regras deve funcionar e que tipo de actividades fazemos e que assuntos abordamos.
 
«Discutimos sobre assuntos», «é por isso que estamos em círculo, para nos vermos uns aos outros.» «Isso é importante porque temos que ouvir os outros.»(G.) Ou melhor, «escutar, que é ouvir e a ideia ficar cá [dedo apontando a cabeça].» (R.) 
«Vemos a lógica das coisas» (D.), «chegamos a conclusões, mas às vezes são diferentes do que pensávamos.» (R.)
 
Temos que por o dedo no ar para falar, devemos deixar o outro acabar de falar, temos de respeitar a opinião do outro. «Podemos dizer que não concordamos com ele mas temos de deixá-lo ter a sua opinião.» (R.) Também «temos de deixar a pessoa falar até ao fim, para ela acabar a sua ideia.» (L.)
 
Já falámos nestas sessões da diferença entre homem e máquina; entre homem e animal. Já criámos máquinas e apresentámos o nosso projecto, já fizemos teatro, para comparar dois finais diferentes: um violento e outro pacífico. Já aprendemos a ver a diferença entre uma coisa e uma imagem dessa coisa. Ah! E já fizemos impressões digitais e dissemos quem somos. (grupo)
 
Terminámos a sessão com uma Bola de Elogios - quem passa a bola tem de dizer um elogio sobre si próprio e, talvez na próxima sessão façamos variar esta direcção. Quem passa a bola tem de dar um elogio ao destinatário. O que se revelará mais difícil: falar bem de si próprio? Elogiar o outro? Ou é simplesmente fácil o louvor? E se fosse em privado, dificultaria ou facilitaria o gabar sincero?
 
 
Grata pela sessão, pelo brio de todos!
LSilva

Sem comentários:

Enviar um comentário