Filosofia para Crianças

Acompanhe-nos também no Facebook e subscreva o nosso canal no Youtube

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Razões para...


n = razão adequada ; z= razão desadequada
Hoje o 4º A indicou e explicitou razões para ações quotidianas: há quem lave os dentes por questões de saúde, por vergonha dos dentes sujos e/ou do mau hálito. Mas também por puro aborrecimento de estar num consultório à espera ou por pavor de ir ao dentista!
O P. sugeriu porque se não lavarmos os dentes teremos de usar aparelho, mas rapidamente se apercebeu que uma coisa não é consequência da outra. Utilizou então a cartolina z(razão desadequada).
 
 
Há quem coma sopa porque gosta, porque ficamos espertos (como acontece quando se come peixe, explicou o G. Temos que clarificar isto na próxima sessão, sem dúvida!), porque crescemos, porque ficamos saudáveis (aparentemente poderia tratar-se da mesma razão, mas o grupo discutiu e notou que é possível crescer não saudável. É o que acontece por exemplo a quem só come doces.) Há também razões morais, além do gosto e da saúde: está muita gente a passar fome e não vamos desperdiçar sopa.
A cartolina ztambém foi utilizada, nesta caso porque não gosto seria uma razão para não comer sopa, explicou o R.
 
 
As razões para correr formaram uma árvore com alguma piada já que há quem corra porque foge e há quem corra porque quer apanhar alguém.
Além disso correr faz músculo, ficamos treinados e previne distensões musculares e lesões, ficamos enérgicos e podemos entrar para uma equipa de futebol e, sem dúvida, é saudável.
 
 
 
O nosso quadro ficou cheio e nos últimos minutos da sessão percorremos as razões para irmos à escola. Porque dizem que é bom, porque me obrigam, porque aprendemos, porque teremos um bom emprego, porque ficamos mais inteligentes.
Hummm... - Pode existir inteligência sem escola?
Sim, há inteligência sem escola porque aprendemos sempre qualquer coisa com os outros (e não precisa de ser um professor ou um explicador.)
 
Grata a todos pela motivação
LSilva
 
 
Exercício retirado de Pensar a Brincar - Manual de Filosofia para Crianças de Dina Mendonça, Plátano Ed.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário