Filosofia para Crianças

Acompanhe-nos também no Facebook e subscreva o nosso canal no Youtube

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Desenho de um Som Sucessivo

Hoje foi a vez do 4º A dizer o que MÚSICA pode ser, não pode ser e tem de ser.
A actividade já tinha sido feita com outro grupo, mas, como é óbvio, resultou de maneira diferente. 
Um pouco mais caótico-frenética esta sessão, porém com perguntas e pontos de investigação interessantes.

Música pode ser:
- dinheiro a cair;
- uma onda (André V.);
- com um copo (Catarina);
- bater na mesa;
- com os sapatos/ sapateado - (desafiei, e desafio aqui mais uma vez, a Catarina a trazer os seus sapatos de sapateado para nos brindar na próxima sessão!)
- uma garrafa a cair (Mariana R.)
- Mas uma garrafa a cair não pode ser! Ela cai e pronto: só faz PUUM. E acaba, não é música! 
- Então o que é que está em falta?
- Tem que ser som sucessivo.

[Ao mesmo tempo a Mariana R. desenha um som sucessivo:

     |  |             |             |          |       | |  |           |              | |    |            |           |           |    |     |         ...

e a Lara começa a descortinar que um ritmo (a Música tem que ter ritmo) é composto de sons mas também de pausas! Curtas ou longas.]

- garrafa a cair sucessivamente (Lara);
- relógio (- O que faz tic-tac. O relógio digital, não dá, não faz barulho. Catarina)

Mas... esperem lá: a música pode ser uma onda, um relógio, uma garrafa a cair sucessivamente ou a música pode ser o barulho que uma onda, um relógio, uma garrafa a cair sucessivamente produzem?

- Ah!... Pois é, estavamos a confundir, falta pôr a palavra som. (grupo)

Música não pode ser:
- uma aranha;
- uma abelha (- Mas o som de uma abelha pode ser! Francisco, mais conhecido por Frankenstein)
- um filme mudo.
- relógio.

E mesmo antes de irmos dançar sem fazer qualquer barulho, restou a proposta no ar: num planeta sem seres humanos, só com alguns animais e plantas, existiria música?





Ficam o Money , o Time e os passos dos desta dança intelectual, neste caso, bem acelerada!

Grata pela sessão! (4º A)




Sem comentários:

Enviar um comentário